Estamos no começo do ano letivo, e esta é sempre uma boa hora para considerar maneiras de melhorar nossa capacidade de registrar informações para consulta futura, especialmente no que diz respeito a anotações de aula para referência ou para estudar na hora da prova.
Uma maneira bem mais simples de tomar notas estruturadas é o método Cornell, que se baseia na divisão da folha em 3 zonas, como indicado na ilustração abaixo.
Você pode separar as áreas usando uma régua, imprimir folhas de fichário já neste formato, ou mesmo disciplinar-se para usar as áreas mesmo sem traçar seus limites, em um caderno comum.
O funcionamento é simples: você toma as suas notas (registrando inclusive as suas dúvidas) na área azul de cada folha, tão resumidamente quanto possível, mas sem perder a clareza. Ao terminar, você preenche na área vermelha algumas palavras-chave e questão que correspondem ao que está anotado na área azul, e em seguida registra na área amarela um breve sumário do assunto (incluindo a data e local da aula, o tema, os pontos principais), para facilitar a localização posterior, ao folhear as páginas.
Além de o processo de indexação imediata aumentar a sua memorização, a forma como o método Cornell é estruturado tem uma vantagem extra no contexto escolar: na hora de estudar para a prova, você pode tapar a área azul com uma folha de papel, e aí procurar lembrar do conteúdo a partir das palavras-chave das outras duas áreas.
O Método Cornell de Anotações foi criado na década de 1950 por Walter Pauk, professor em Cornell. Ele escreveu um livro a respeito, na época, mas seu método só se popularizou na última década. A descrição na Wikipedia dá mais detalhes sobre os fundamentos educacionais envolvidos no seu sistema.
Para ler + clique.
Uma maneira bem mais simples de tomar notas estruturadas é o método Cornell, que se baseia na divisão da folha em 3 zonas, como indicado na ilustração abaixo.
Você pode separar as áreas usando uma régua, imprimir folhas de fichário já neste formato, ou mesmo disciplinar-se para usar as áreas mesmo sem traçar seus limites, em um caderno comum.
O funcionamento é simples: você toma as suas notas (registrando inclusive as suas dúvidas) na área azul de cada folha, tão resumidamente quanto possível, mas sem perder a clareza. Ao terminar, você preenche na área vermelha algumas palavras-chave e questão que correspondem ao que está anotado na área azul, e em seguida registra na área amarela um breve sumário do assunto (incluindo a data e local da aula, o tema, os pontos principais), para facilitar a localização posterior, ao folhear as páginas.
Além de o processo de indexação imediata aumentar a sua memorização, a forma como o método Cornell é estruturado tem uma vantagem extra no contexto escolar: na hora de estudar para a prova, você pode tapar a área azul com uma folha de papel, e aí procurar lembrar do conteúdo a partir das palavras-chave das outras duas áreas.
O Método Cornell de Anotações foi criado na década de 1950 por Walter Pauk, professor em Cornell. Ele escreveu um livro a respeito, na época, mas seu método só se popularizou na última década. A descrição na Wikipedia dá mais detalhes sobre os fundamentos educacionais envolvidos no seu sistema.
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E aí quem pretende usar esse método durante esse ano?
Beeijo Beeeijo estudiosos de plantão ! 8)
esse método é muito organizado... do jeito que eu sou, vou rabiscar a última folha do caderno mesmo, rs
ResponderExcluirahahaaha.. talvez faça o msm.. hehe
ResponderExcluirhey amr tem selinhos pra vc no meu blog vc nao viu?? passa la e pega bjs
ResponderExcluirhttp://danihpinkmah.blogspot.com/2011/01/selinhos-que-ganhei.html
Nossa!
ResponderExcluirQue interessante!
Não conhecia este método de estudos!
Farei isto este ano! ;)
Já estou seguindo o seu blog!
Beijão!
Interessante este metodo.
ResponderExcluirSó não vou usar porque este ano acho que não vou estudar XD
Beijos
.......................
RIMAS DO PRETO
Adorei o Post
ResponderExcluiramei seu blOG
estou seguindo
me segue tbm
Bjocas...!
http://marcellyrosa.blogspot.com/
é dificil seguir este método pois ele exige que a pessoa formate todo o caderno para anotar assim...
ResponderExcluire sem contar que dá para organizar as anotações sem precisar dividir ela nessas partes ai...